"Dor nas juntas?"

Atualizado: Jan 21

Com certeza você já ouviu alguém dizer que está com “dor nas juntas”. E é muito provável que você tenha falado ou ouviu alguém falar: “junta tudo e joga fora”. Aposto que você deu um sorriso agora!


Isso porque “juntas” é o nome popular das articulações, que são as conexões que existem entre 2 ou mais ossos.


E essa dor nas “juntas” ou nas articulações é um dos sintomas mais comuns das artrites.

O nome “artrite” vem de palavras gregas que significam “articulações inflamadas”.


As artrites são um grupo de doenças reumáticas que, na maioria dos casos, causam dor e rigidez nas articulações.

Muitas dessas doenças afetam não só as articulações, mas também os músculos, ossos, tendões e ligamentos que as apoiam. Algumas formas de artrite podem atacar a pele, órgãos internos e até os olhos.



Qual a função das articulações?


Elas possuem duas funções principais: manter os ossos juntos e permitir a movimentação do esqueleto.

Graças à presença das articulações, temos um corpo estável que consegue, por exemplo, manter a postura ereta, andar e correr. Além de garantir a união do esqueleto, as articulações evitam também o desgaste dos ossos.





Quais os tipos de articulações?


  • Fibrosa: que tem como principal objetivo absorver o choque;

  • Cartilaginosa: onde as articulações conectam os ossos através da cartilagem (um tecido elástico e liso) que ajuda a absorver os impactos, porque ela reveste as extremidades dos ossos e distribui a pressão por igual nessas extremidades;

  • Sinovial: essas articulações possuem uma cavidade articular (cavidade sinovial) que apresenta uma cápsula cheia de líquido sinovial, que funciona como um lubrificante. Essas articulações possuem uma maior liberdade de movimento e são as mais encontradas em nosso corpo.


Quais os tipos mais comuns de artrite?


Existem mais de 100 tipos de artrite.

Um tipo comum é a Artrose (doença crônica degenerativa das articulações); que geralmente está associada ao envelhecimento.

Outro é a Artrite Reumatóide (doença auto-imune). É a mais comum das doenças reumáticas inflamatórias.

Outros tipos são a gota, lúpus, fibromialgia, bursite, etc.



É possível prevenir os desgastes nas articulações?


Sim, podemos prevenir que os desgastes evoluam para uma doença no futuro.




Algumas dicas são:

  • Controle o peso. O sobrepeso pode aumentar a pressão nas articulações;

  • Mantenha uma boa postura, sente-se corretamente;

  • Faça exercícios físicos. Procure exercícios de baixo impacto como caminhada, bicicleta, natação;

  • Não fique muito tempo na mesma posição. Por exemplo, ao fazer uma viagem mais longa, levante-se, caminhe um pouco e faça algum alongamento. Esta dica também serve para o trabalho ou mesmo ao assistir televisão;

  • Mantenha uma alimentação saudável;

  • Não fume. A fumaça do cigarro diminui a massa óssea, enfraquecendo as articulações;

  • Faça alongamentos regularmente;

  • Descanse o suficiente;

  • Faça massagens. Elas ajudam a relaxar a musculatura e a liberar a tensão muscular.


E lembre-se: ao sentir “dor nas juntas”, procure um médico especialista.



Você sabia?


  1. Quando você caminha, corre ou pula, a pressão exercida nos quadris e joelhos pode ser de quatro a oito vezes maior do que o peso do seu corpo. Embora a maior parte do impacto seja absorvida pelos músculos e tendões ao redor, a cartilagem ajuda os ossos a suportar essa carga porque se comprime como uma esponja.

  2. O osso hioide não possui articulações e está localizado na região do pescoço, entre a mandíbula e a laringe.

  3. Formados pela união do úmero, da escápula e da clavícula, os ombros são as articulações mais flexíveis e com menor estabilidade do corpo humano.

  4. Os joelhos são as maiores juntas do corpo humano que sustentam, além do seu peso, o fêmur e a tíbia, dois grandes ossos das pernas. O movimento correto das articulações dos joelhos possibilita que as pessoas andem, corram, sentem e fiquem de pé sem muito esforço.


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