Antes de entendermos o que é endometriose, precisamos saber o que é o endométrio.
O endométrio é o tecido que envolve o interior do útero. É onde o embrião se fixa e o feto se desenvolve durante a gravidez.
Quando não há gravidez, no final do ciclo, o endométrio se desprende da parede do útero e sai junto com o sangue na menstruação.
A endometriose é uma doença caracterizada pela presença do endométrio fora do útero. Os locais mais frequentes são nos ovários e nas trompas.
A endometriose atinge cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva (13 a 45 anos). Mas causas dessa doença ainda não são totalmente claras.
Fator de risco: predisposição genética, ou seja, histórico familiar de endometriose.
A endometriose é a principal causa de infertilidade feminina.
Sintomas:
Os principais sintomas são:
Cólicas menstruais intensas e dor durante a menstruação
Dor durantes as relações sexuais
Infertilidade
Sangramento anormal e irregular
Dor e sangue ao urinar ou defecar
Por que dói?
O endométrio, mesmo fora do útero, continua sendo estimulado mensalmente pela ação dos hormônios do ciclo menstrual. E isso provoca uma reação inflamatória, que causa a dor.
Tratamento:
Existem dois tipos de tratamento:
Medicamentos
O tratamento podo ser feito com medicamentos que inibem a produção de hormônios pelos ovários. O objetivo do tratamento é aliviar a dor e amenizar os outros sintomas, visto que a endometriose não tem cura permanente
Cirurgia
Geralmente a cirurgia mais recomendada é a videolaparoscopia* pois é menos traumática e permite recuperação rápida. Essa técnica faz a retirada das células endometriais.
*É uma técnica minimamente invasiva realizada por auxílio de uma endocâmara no abdômen).
Atenção: Se a doença for detectada no começo e iniciado o tratamento, pode-se aumentar a efetividade de alívio dos sintomas. Por isso, visite com frequência seu ginecologista e relate situações atípicas e quaisquer outros problemas.
Comments