Glaucoma

A palavra "glaucoma" vem do grego antigo glaukos que significa azul, verde ou cinza e a palavra omma, que significa olho.

O glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira.





Como a perda da visão ocorre lentamente durante um longo período de tempo, o glaucoma também é chamado de "ladrão silencioso da visão". É a segunda causa de cegueira em todo o mundo (a primeira é a catarata) e acomete principalmente indivíduos idosos.



O glaucoma pode ser:


Glaucoma de ângulo aberto ou crônico simples: é o tipo mais comum de glaucoma, representando cerca de 90% dos casos registrados, e frequentemente começando sem sintomas e demorando muitos anos para causar perda visual perceptível. Ele incide nas pessoas acima de 40 anos e pode ser assintomático. Ele é causado por uma alteração anatômica na região do ângulo da câmara anterior, que impede a saída do humor aquoso e aumenta a pressão intraocular.





Glaucoma de ângulo fechado: é o aumento súbito de pressão intraocular. Pode ser primário, induzido por medicamentos que dilatam a pupila, por um trauma não penetrante ou ser secundário a várias doenças.





Glaucoma congênito: é a forma mais rara que atinge os bebês. Os recém-nascidos apresentam globos oculares aumentados e córneas embaçadas. O tratamento é cirúrgico. Normalmente a criança já nasce com a doença, geralmente adquirida no período da gestação decorrente da má formação nos olhos.


Secundário: ocorre após cirurgia ocular, catarata avançada, tumor, lesões oculares, uveítes, diabetes, traumas ou uso excessivo de corticoides.


Importante: Consulte com regularidade o oftalmologista, principalmente a partir dos 35 anos. O diagnóstico precoce é fundamental para o controle da doença!


#expandmedico #saude #visao #olhos #glaucoma #cegueira

10 visualizações

Expand Médico Ltda

Av. Wladimir Meirelles Ferreira, 1585. Sala 15. Jardim Botânico. Ribeirão Preto. SP

atendimento@expandmedico.com.br

Telefone: (16) 2111-9777 / 99316-2490