Buscar
  • Expand Médico

Por que bocejamos?

Os cientistas não conseguem explicar por que todo mundo boceja — na maioria dos casos, várias vezes por dia. Até mesmo bebês no útero bocejam. O feto começa a bocejar com onze semanas, explicou o semanário espanhol ABC Salud. Pelo visto, a maioria dos mamíferos, assim como algumas aves, répteis, cobras e peixes também bocejam.





Pesquisadores observaram que o bocejo costuma ser acompanhado de espreguiçamento. Notaram também que essa movimentação “aumenta a pressão sanguínea e o batimento cardíaco, ao mesmo tempo relaxando os músculos e as articulações”. Priva-se desses benefícios quem tenta conter o bocejo, cerrando as mandíbulas. Aqui vai a recomendação dos pesquisadores: Se as circunstâncias permitirem, ao bocejar, “abra a boca estirando naturalmente a musculatura do rosto”.


Sabia que quando boceja ajuda sua respiração?


Isto se dá porque bocejar ventila seus pulmões mais completamente. Na respiração regular, pelo que parece, nem todos os alvéolos em seus pulmões são ventilados por igual. Alguns deles talvez realmente se fechem, às vezes. O sangue que então passa através deles entra em suas artérias sem ser plenamente oxigenado. Isto diminui o teor médio de oxigênio em seu sangue.

O meio de talvez se abrirem estes alvéolos fechados em seus pulmões é um longo e profundo bocejo. E visto que a maioria dos músculos de seu corpo tomam parte neste ato bocejar também talvez sirva para espremer o sangue estagnado para fora dos vasos em que se acumulou. Ademais, quando boceja, sua garganta se abre plenamente e fica completamente descontraída por uns instantes. Isto é benéfico para sua voz empregada no falar.


Existem muitas teorias, geralmente conflitantes, mas nenhuma convence os cientistas. Mesmo assim, “até agora, pesquisadores ainda não encontraram evidências que apoiem essa hipótese”, noticiou a revista Science News. Parece que novos estudos em ratos sugerem que “bocejar pode ser um termostato, resfriando um cérebro superaquecido”. Mas ninguém sabe ao certo.


#expandmedico #bocejo #bocejar #sciencenews #saude

3 visualizações

Expand Médico Ltda

Av. Wladimir Meirelles Ferreira, 1585. Sala 15. Jardim Botânico. Ribeirão Preto. SP

atendimento@expandmedico.com.br

Telefone: (16) 2111-9777 / 99316-2490