Transpiração
- Expand Médico

- 18 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de jul. de 2020
A sudorese, também conhecida como transpiração é uma função corporal natural e saudável, que começa a ocorrer alguns meses após o nascimento.
A transpiração é o processo pelo qual a água contida em nosso corpo é eliminada devido a elevação da temperatura externa ou interna.
Por que transpiramos?
Para funcionar direito, a temperatura interna do nosso organismo precisa ser mantida na faixa dos 36,5ºC. Acima dos 45 ºC, o calor mata as células e “cozinha” os órgãos internos. Para isso não acontecer, quando a temperatura do corpo se eleva acima de 37˚C os termorreceptores espalhados pelo corpo dão um alerta. A mensagem é recebida pelo nosso termostato (região do hipotálamo, no centro do cérebro), que aciona vários mecanismos para refrescar o corpo, como a circulação sanguínea superficial e a transpiração.
- Circulação sanguínea: O sangue passa a irrigar áreas próximas à pele, o que torna mais fácil trocar calor com o exterior – é aquele vermelhão que surge nas bochechas, por exemplo.
- Transpiração: ocorre por meio do suor, que é um líquido produzido por glândulas sudoríparas composto basicamente de água (99%), sais minerais e proteínas. Conforme suamos, este líquido evapora da pele para reduzir a temperatura do corpo.

Alguns fatores podem causar transpiração:
Ambientes quentes
Movimento e atividades físicas
Emoções e estresse
Comer alimentos quentes ou picantes
Efeitos colaterais da medicação ou cirurgia
Doenças, quando o corpo combate infecções ou febres
Alterações hormonais, como a menopausa, gravidez, menstruação ou puberdade
Como diminuir os sinais de desconforto da transpiração:
Tome banho todos os dias com água morna;
Preocupe-se com o que veste: opte por roupa arejada/leve e de fibras naturais, como o algodão. Evite as fibras sintéticas que são menos permeáveis e não deixam a pele respirar;
Atenção na alimentação: evite alimentos ricos em gordura e picantes, a cafeína e o álcool. Opte por alimentos como legumes, frutas e verduras;
Opte por utilizar um desodorizante ou antitranspirante.
Mantenha-se hidratado: Uma vez que o corpo perde água através da transpiração, é essencial que mantenha uma hidratação adequada, mesmo que não se tenha sede.
Hiperidrose
A hiperidrose é uma condição caracterizada pela transpiração em excesso, além do necessário para a regulação da temperatura corporal.
Existem vários tratamentos para eliminar o suor excessivo, que atinge cerca de 1% da população brasileira. Se você sofre com suor excessivo, procure um médico dermatologista ou cirurgião torácico para saber qual o melhor tratamento no seu caso.

Curiosidades:
O suor fresco não tem cheiro, é inodoro. Somente quando as bactérias, presentes na pele, se alimentam das proteínas e dos lipídios (presentes no suor) é que o ocorre o odor desagradável , conhecido popularmente como cecê.
Cada pessoa possui aproximadamente 1,6 a 4 milhões de glândulas sudoríparas no corpo todo. Apenas nas axilas estão aproximadamente 25 a 50 mil delas.
A quantidade de transpiração que uma pessoa produz em média é de 100 ml a 1 litro por dia, mas esta quantidade varia consideravelmente de pessoa para pessoa. Em um dia quente de verão, um adulto pode perder, em média, 2 litros a 2,5 litros de água pela transpiração.




link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link