Transpiração

Atualizado: Jul 1

A sudorese, também conhecida como transpiração é uma função corporal natural e saudável, que começa a ocorrer alguns meses após o nascimento.

A transpiração é o processo pelo qual a água contida em nosso corpo é eliminada devido a elevação da temperatura externa ou interna.



Por que transpiramos?


Para funcionar direito, a temperatura interna do nosso organismo precisa ser mantida na faixa dos 36,5ºC. Acima dos 45 ºC, o calor mata as células e “cozinha” os órgãos internos. Para isso não acontecer, quando a temperatura do corpo se eleva acima de 37˚C os termorreceptores espalhados pelo corpo dão um alerta. A mensagem é recebida pelo nosso termostato (região do hipotálamo, no centro do cérebro), que aciona vários mecanismos para refrescar o corpo, como a circulação sanguínea superficial e a transpiração.


- Circulação sanguínea: O sangue passa a irrigar áreas próximas à pele, o que torna mais fácil trocar calor com o exterior – é aquele vermelhão que surge nas bochechas, por exemplo.

- Transpiração: ocorre por meio do suor, que é um líquido produzido por glândulas sudoríparas composto basicamente de água (99%), sais minerais e proteínas. Conforme suamos, este líquido evapora da pele para reduzir a temperatura do corpo.





Alguns fatores podem causar transpiração:


  • Ambientes quentes

  • Movimento e atividades físicas

  • Emoções e estresse

  • Comer alimentos quentes ou picantes

  • Efeitos colaterais da medicação ou cirurgia

  • Doenças, quando o corpo combate infecções ou febres

  • Alterações hormonais, como a menopausa, gravidez, menstruação ou puberdade



Como diminuir os sinais de desconforto da transpiração:


  • Tome banho todos os dias com água morna;

  • Preocupe-se com o que veste: opte por roupa arejada/leve e de fibras naturais, como o algodão. Evite as fibras sintéticas que são menos permeáveis e não deixam a pele respirar;

  • Atenção na alimentação: evite alimentos ricos em gordura e picantes, a cafeína e o álcool. Opte por alimentos como legumes, frutas e verduras;

  • Opte por utilizar um desodorizante ou antitranspirante.

  • Mantenha-se hidratado: Uma vez que o corpo perde água através da transpiração, é essencial que mantenha uma hidratação adequada, mesmo que não se tenha sede.



Hiperidrose


A hiperidrose é uma condição caracterizada pela transpiração em excesso, além do necessário para a regulação da temperatura corporal.

Existem vários tratamentos para eliminar o suor excessivo, que atinge cerca de 1% da população brasileira. Se você sofre com suor excessivo, procure um médico dermatologista ou cirurgião torácico para saber qual o melhor tratamento no seu caso.





Curiosidades:

  1. O suor fresco não tem cheiro, é inodoro. Somente quando as bactérias, presentes na pele, se alimentam das proteínas e dos lipídios (presentes no suor) é que o ocorre o odor desagradável , conhecido popularmente como cecê.

  2. Cada pessoa possui aproximadamente 1,6 a 4 milhões de glândulas sudoríparas no corpo todo. Apenas nas axilas estão aproximadamente 25 a 50 mil delas.

  3. A quantidade de transpiração que uma pessoa produz em média é de 100 ml a 1 litro por dia, mas esta quantidade varia consideravelmente de pessoa para pessoa. Em um dia quente de verão, um adulto pode perder, em média, 2 litros a 2,5 litros de água pela transpiração.


#expandmedico #saude #transpiração #suor #sudorese #hiperidrose #cece #glandulasudoripara

9 visualizações

Expand Médico Ltda

Av. Wladimir Meirelles Ferreira, 1585. Sala 15. Jardim Botânico. Ribeirão Preto. SP

atendimento@expandmedico.com.br

Telefone: (16) 2111-9777 / 99316-2490