Com certeza você já ouviu falar que temos um diafragma. E, se você faz atividade física com um treinador, já o ouviu pedir para contrair ou relaxar o diafragma, não é mesmo?
Mas você sabe o que é e para que ele serve? Eu vou te ajudar, vamos lá..
O diafragma é um músculo estriado esquelético* que separa a cavidade abdominal da cavidade torácica. No sistema respiratório, o diafragma atua nos movimentos de inspiração e expiração, sendo o músculo principal no processo da respiração. Para isso, ele conta com a ajuda dos músculos intercostais (músculos que estão entre as costelas). O diafragma é controlado pelo nervo frênico, que se inicia no pescoço e vai até o diafragma, sendo responsável pelas informações essenciais para o seu funcionamento.
*músculo estriado esquelético é um tecido formado por feixes de fibras (células longas em forma de cilindro) e multinucleadas (com vários núcleos).
O diafragma conta com três aberturas que permitem a passagem do esôfago (hiato esofágico), nervos, aorta (hiato aórtico), vasos torácicos e linfáticos.
O que acontece na respiração?
Durante a inspiração, o diafragma se contrai e desce, as costelas se elevam, reduzindo a pressão dentro do tórax e comprimindo as vísceras do abdômen. Esse processo garante a diminuição da pressão dos pulmões o que facilita a entrada do ar.
Na expiração, ocorre o processo inverso: o diafragma relaxa e sobe, aumentando a pressão dentro do tórax. O pulmão retrai passivamente e e expulsa o ar.
Considerando o fato de que todo esse processo interfere fazendo pressão no sistema gastrointestinal, o músculo respiratório tem uma função importante no processo de digestão de alimentos, além de ser fundamental nas ocorrências de tosse, espirros, parto e eventuais soluços.
É possível fortalecer o diafragma?
Sim.
Faça exercícios para melhorar a respiração; se aqueça antes de cantar, correr, praticar atividade física; mantenha uma boa postura e alimente-se de forma saudável.
Curiosidades:
O diafragma está presente em todos os mamíferos e em algumas aves;
O soluço é resultado de uma contração involuntária do diafragma;
O reflexo da tosse acontece pela irritação causada por uma substância estranha na traqueia ou nos brônquios. No processo da tosse, inspiramos cerca de 2,5 litros de ar, aprisionamos o ar nos pulmões, então acontece uma contração forte dos músculos abdominais, empurrando o diafragma e provocando um aumento rápido de pressão nos pulmões (de 100 mmHg ou mais);
O reflexo do espirro é muito parecido com o reflexo da tosse, exceto pelo fato que o reflexo do espirro é a irritação das vias nasais;
O ar que sai das narinas durante o espirro atinge cerca de 150 km/h;
Ao espirrarmos espalhamos aproximadamente 40 mil gotículas de saliva.
Comments