Diafragma

Com certeza você já ouviu falar que temos um diafragma. E, se você faz atividade física com um treinador, já o ouviu pedir para contrair ou relaxar o diafragma, não é mesmo?

Mas você sabe o que é e para que ele serve? Eu vou te ajudar, vamos lá..


O diafragma é um músculo estriado esquelético* que separa a cavidade abdominal da cavidade torácica. No sistema respiratório, o diafragma atua nos movimentos de inspiração e expiração, sendo o músculo principal no processo da respiração. Para isso, ele conta com a ajuda dos músculos intercostais (músculos que estão entre as costelas). O diafragma é controlado pelo nervo frênico, que se inicia no pescoço e vai até o diafragma, sendo responsável pelas informações essenciais para o seu funcionamento.

*músculo estriado esquelético é um tecido formado por feixes de fibras (células longas em forma de cilindro) e multinucleadas (com vários núcleos).


O diafragma conta com três aberturas que permitem a passagem do esôfago (hiato esofágico), nervos, aorta (hiato aórtico), vasos torácicos e linfáticos.




O que acontece na respiração?


Durante a inspiração, o diafragma se contrai e desce, as costelas se elevam, reduzindo a pressão dentro do tórax e comprimindo as vísceras do abdômen. Esse processo garante a diminuição da pressão dos pulmões o que facilita a entrada do ar.

Na expiração, ocorre o processo inverso: o diafragma relaxa e sobe, aumentando a pressão dentro do tórax. O pulmão retrai passivamente e e expulsa o ar.





Considerando o fato de que todo esse processo interfere fazendo pressão no sistema gastrointestinal, o músculo respiratório tem uma função importante no processo de digestão de alimentos, além de ser fundamental nas ocorrências de tosse, espirros, parto e eventuais soluços.


É possível fortalecer o diafragma?


Sim.

Faça exercícios para melhorar a respiração; se aqueça antes de cantar, correr, praticar atividade física; mantenha uma boa postura e alimente-se de forma saudável.

Curiosidades:


  1. O diafragma está presente em todos os mamíferos e em algumas aves;

  2. O soluço é resultado de uma contração involuntária do diafragma;

  3. O reflexo da tosse acontece pela irritação causada por uma substância estranha na traqueia ou nos brônquios. No processo da tosse, inspiramos cerca de 2,5 litros de ar, aprisionamos o ar nos pulmões, então acontece uma contração forte dos músculos abdominais, empurrando o diafragma e provocando um aumento rápido de pressão nos pulmões (de 100 mmHg ou mais);

  4. O reflexo do espirro é muito parecido com o reflexo da tosse, exceto pelo fato que o reflexo do espirro é a irritação das vias nasais;

  5. O ar que sai das narinas durante o espirro atinge cerca de 150 km/h;

  6. Ao espirrarmos espalhamos aproximadamente 40 mil gotículas de saliva.


#expandmedico #diafragma #saúde #respiração

11 visualizações

Expand Médico Ltda

Av. Wladimir Meirelles Ferreira, 1585. Sala 15. Jardim Botânico. Ribeirão Preto. SP

atendimento@expandmedico.com.br

Telefone: (16) 2111-9777 / 99316-2490