Neurotransmissores são substâncias químicas produzidas pelos neurônios (as células nervosas), com a função de sinalização celular (sistema de comunicação que governa e coordena as atividades e funções celulares). Por meio delas é possível enviar informações a outras células. Podem também estimular a continuidade de um impulso ou efetuar a reação final no órgão ou músculo alvo.
Os neurotransmissores são chamados de mensageiros químicos e estão envolvidos em nossas diferentes respostas e situações.
Os neurotransmissores responsáveis pelas nossas emoções são:
ACETILCOLINA - aprendizado
É um neurotransmissor de caráter excitatório, que pode agir tanto em sinapses neuronais quanto em placas motoras, que enviam sinais para os músculos. É o principal neurotransmissor envolvido no pensamento, aprendizado e memória.
ADRENALINA - fuga ou luta
É liberado pelas glândulas supra-renais que ficam em cima dos rins. A Adrenalina, também conhecida como Epinefrina, é um hormônio produzido em situações de alto estresse ou emocionantes. Estimula o aumento da frequência cardíaca, contrai os vasos sanguíneos e dilata as vias aéreas, para aumentar o fluxo sanguíneo para os músculos e o oxigênio para os pulmões.
DOPAMINA - prazer
Está associada a sentimentos de prazer e satisfação. Também está associada ao vício, movimento e motivação. Alterações no nível de Dopamina no corpo podem desencadear diversas doenças, por exemplo, a doença de Parkinson e a Esquizofrenia.
ENDORFINA - dor e euforia
São liberados no cérebro durante o exercício, a excitação, a dor e a atividade sexual, e produzem uma sensação de bem estar ou até euforia. Pelo menos 20 tipos de endorfinas foram identificadas em humanos. Certos alimentos, como chocolate e alimentos apimentados, também podem estimular a liberação de endorfinas.
GABA - calma
O ácido gama-aminobutírico (GABA) é o principal neurotransmissor inibitório do cérebro; seu papel é acalmar os nervos do sistema nervoso central. Altos níveis de GABA melhoram o foco mental e o relaxamento, enquanto níveis baixos podem causar ansiedade e também tem sido associados a epilepsia.
GLUTAMATO - memória e aprendizado
É o neurotransmissor excitatório mais comum no cérebro e está envolvido em funções cognitivas, como aprendizado e memória. Também regula o desenvolvimento cerebral e a criação de contatos nervosos. Em grandes concentrações se torna tóxico para os neurônios, podendo matá-los.
NORADRENALINA - concentração e alerta
Também conhecia como Norepinefrina, é um neurotransmissor que afeta a atenção e as ações de resposta no cérebro. Também relaciona-se com processos cognitivos de aprendizagem, criatividade e memória.
OCITOCINA - amor
Tem como função promover as contrações musculares uterinas; reduzir o sangramento durante o parto; estimular a liberação do leite materno; desenvolver apego e empatia entre as pessoas; produzir parte do prazer do orgasmo; e modular a sensibilidade ao medo (do desconhecido). Chamado de hormônio do Amor.
SEROTONINA - humor e bem estar
Está relacionado ao bem estar e felicidade, e os níveis são afetados pelo exercícios e pela exposição à luz solar. Também ajuda a regular o equilíbrio do humor, o ciclo do sono e a digestão. Ela regula o ciclo do sono juntamente com a melatonina, e também regula os movimentos intestinais.
Comments