Buscar
  • Expand Médico

O coração

Atualizado: Fev 3

O coração é um órgão muscular oco de aproximadamente do tamanho de um punho que bombeia cerca de 5 litros de sangue de forma que circule através de todo o organismo. Para esse desempenho, o coração sadio bate entre 60 e 80 vezes por minuto. Sob esforço físico ou stress emocional o batimento cardíaco pode chegar a 100 vezes por minuto.

Neste tempo o coração bombeia sangue suficiente a uma pressão razoável, para percorrer todo o corpo nos sentidos de ida e volta, transportando assim, oxigênio e nutrientes necessários às células que sustentam as atividades orgânicas.

Circulação, localização e posição

Localizado na caixa toráxica, levemente inclinado para esquerda e para baixo (mediastino médio), sendo constituído por uma massa contráctil, o miocárdio, revestido interiormente por uma membrana fina, o endocárdio, é envolvido por um saco fibro-seroso, o pericárdio.

O coração é constituído por duas porções: a metade direita ou coração direito, onde circula o sangue venoso e a metade esquerda, onde circula o sangue arterial. Cada uma destas metades do coração é constituída por duas cavidades, uma superior - o átrio - e uma inferior - o ventrículo. Estas cavidades comunicam entre si pelos orifícios áurico-ventriculares. Os dois átrios encontram-se separados pelo septo interauricular e os dois ventrículos pelo septo interventricular.



Na cavidade atrioventricular esquerda encontra-se a valva mitral, e no orifício atrioventricular direito a valva tricúspide (são válvulas que se abrem em direção ao ventrículo e se fecham para evitar o refluxo do sangue). A circulação sanguínea é assegurada pelo batimento cardíaco, ou seja, o batimento do coração, que lança o sangue nas artérias. O coração é um órgão musculoso que, no homem, tem o tamanho aproximado de um punho.

O coração está constantemente a contrair e a relaxar, para bombear todo o sangue do nosso corpo. É uma bomba hidráulica, em que os tubos de saída são as artérias e os tubos de entrada são as veias; o líquido que anda a circular é o sangue. Seu sincronismo atua como se fossem duas bombas trabalhando simultaneamente. Uma das bombas engloba a aurícula e o ventrículo direitos e a outra a aurícula e o ventrículos esquerdos. A função do átrio e do ventrículo direitos é arrastar o sangue para os pulmões, onde se liberta o dióxido de carbono e se fornece oxigênio. Por outro lado, o átrio e o ventrículo esquerdos têm o trabalho de arrastar o sangue enriquecido de oxigênio pra todas as partes do corpo.

Vasos coronários

Para trabalhar, o músculo cardíaco tem que ser abastecido com nutrientes e oxigênio. esta função é assumida pelos vasos coronários, também chamados de artérias coronárias. O coração esquerdo possui duas artérias coronárias principais, o coração direito é abastecido por uma única artéria.

​​

Ritmo cardíaco: nó sinusial como marcapasso natural

O coração bate porque os átrios e ventrículos se contraem ritmicamente. Pequenos sinais elétricos próprios do organismo desencadeiam esta contração. Os sinais elétricos partem do nó sinusial, uma rede de nervos. De lá eles se espalham através do tecido condutor no músculo cardíaco (sistema de condução de estímulo) até as mais remotas células do miocárdio. Neste processo os sinais elétricos correm da câmara superior para a câmera inferior. Ou seja, o nó sinusial desencadeia o batimento cardíaco e regula sequência de suas fases individuais. Por isso ele é frequentemente chamado de marcapasso natural.




ECG mostra as contrações musculares

Um ECG registra, além do número de batimentos cardíacos por minuto, também a sequência das contrações musculares em cada batimento cardíaco. A análise dos batimentos cardíacos fornece ao médico informações  importantes sobre a saúde do seu coração.

Sistema Periférico

As artérias periféricas levam oxigênio e nutrientes aos órgãos e músculos. As veias transportam o sangue pobre em oxigênio e nutrientes de volta ao coração. A cabeça e os braços são supridos principalmente pela carótida e pelas artérias braquiais. As artérias mais importantes para os órgãos do corpo e para as pernas são a aorta, as artérias pélvicas e as artérias da perna. A principal veia na região toráxica chama-se veia cava superior e na região abdominal chama-se cava inferior.


#expandmedico #coraçao #saude #sistemaperiferico #ecg #hospital

5 visualizações

Expand Médico Ltda

Av. Wladimir Meirelles Ferreira, 1585. Sala 15. Jardim Botânico. Ribeirão Preto. SP

atendimento@expandmedico.com.br

Telefone: (16) 2111-9777 / 99316-2490